start portlet menu bar

Visualizador de conteúdo da Web

Display portlet menu
end portlet menu bar

Programa Origins

Conheça o programa pioneiro da HIPRA para criar animais sem a utilização de antibióticos de prevenção ou coccidiostáticos.

Página inicial Saúde Animal Os nossos serviços Programa Origins

Criar animais sem recorrer a antibióticos é agora possível

A HIPRA, como referência na prevenção da Saúde Animal, dedicou os seus melhores esforços ao desenvolvimento do programa ORIGINS®, um programa de consultoria pioneiro e abrangente para desenvolver planos de criação de gado de forma eficaz e competitiva, sem a utilização de antibióticos ou coccidiostáticos.

Situação atual

A utilização excessiva de antibióticos como terapia preventiva na produção animal contribuiu para o desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. Consequentemente, os tratamentos com antibióticos podem não ser eficazes quando são necessários.

A consciencialização deste problema está aumentando na comunidade científica e nos governos dos países, e a União Europeia, o Canadá e os Estados Unidos estão publicando regras que limitam a utilização de antibióticos de forma a diminuir a resistência aos antibióticos.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados os produtos alimentares que consomem, em termos da sua origem, de como são produzidos, e acima de tudo, se são seguros.

HIPRAstats: Biostatistica e probabilidade

O programa ORIGINS® baseia-se na identificação de fatores que são fundamentais para a produção sem a utilização de antibióticos. Isto permite classificar as granjas de uma empresa com a maior probabilidade estatística de criar animais sem a utilização de antibióticos ou coccidiostáticos. Ao alcançar este objetivo poderá melhorar também os resultados globais da empresa, uma vez que identifica os pontos fortes e os pontos fracos da mesma.

O projeto tem o apoio do programa HIPRAstats, que utiliza análises bioestáticas e multivariadas para apoiar a tomada de decisões.

O programa ORIGINS® é um projeto concebido pela HIPRA e que é adequado a aves, suínos, ruminantes e peixes.

HIPRAstats: um modelo matemático único de previsão


O HIPRAstats é o coração do programa ORIGINS®, e é isto que diferencia este programa de outros programas na criação sem antibióticos.

O HIPRAstats é um serviço fornecido pela HIPRA que desenvolve um modelo matemático único de previsão para o produtor. É gerido por epidemiologistas que combinam conhecimentos matemáticos e estatísticos com a experiência da produção animal.

The Process, once the producer has joined ORIGINS®

Este é o processo, implementado pela HIPRA, quando o produtor se junta ao programa ORIGINS®:


Benefícios de implementar o programa ORIGINS®

A implementação do programa ORIGINS® em empresas de produção animal oferece benefícios em diferentes níveis:


PRODUTOR:

Produção de animais em criações sem a utilização de antibióticos e coccidiostáticos de uma forma eficaz e competitiva. Otimização e melhoria dos resultados zootécnicos e de produtividade da integração.


INDÚSTRIA DA CARNE:

Melhora a rentabilidade e a qualidade das carcaças nos frigoríficos.
A diversificação dos produtos oferece valoragragado.
Opção de certificação.


CONSUMIDOR FINAL:

Cumpre as necessidades dos consumidores e dos governos através da diminuição da utilização de antimicrobianos e, como resultado, a resistência.

 

Vídeos relacionados

Partilhar