start portlet menu bar

Visualizador de conteúdo da Web

Display portlet menu
end portlet menu bar

GUMBOHATCH® INSIGHTS #3

Página inicial Conhecimento GUMBOHATCH® INSIGHTS #3

Melhorias nos resultados de campo com vacinas de imuno-complexo (Parte 1)

 

Introdução:

GUMBOHATCH® é uma nova vacina de imuno-complexo contra a doença infeciosa da bursa desenvolvida pela HIPRA. Esta nova vacina de imuno-complexo introduziu uma formulação diferente (IgY com origem em ovos) assim como diferentes parâmetros de controlo (deteção de IgY livres e controlo da neutralização) para assegurar o completo revestimento do vírus da IBD.

Todas estas novas melhorias resultaram numa vacina de imuno-complexo recém formulada, que assegura a manutenção da sua potência máxima e resultados consistentes no campo, mesmo na presença de elevados títulos de anticorpos maternos.1.

O presente ensaio clínico multicêntrico, com controlo positivo e cego, foi realizado com o objetivo de avaliar a segurança e eficácia da GUMBOHATCH® (vacina de imunocomplexo de IBD contra a doença infecciosa da Bursa) quando administrada por via subcutânea em condições de campo, em comparação com uma vacina de imuno-complexo padrão na Europa.


Métodos:

Um total de 160,731 pintos com um dia de vida foram vacinados por via subcutânea com GUMBOHATCH® (n=77,152) ou com uma vacina padrão de imuno-complexo contra IBD (n=83,579) como vacina de referência, seguindo as instruções do fabricante. Após a vacinação, os pintos foram distribuídos em duas granjas comerciais de broilers de França e numa granja da Bélgica.

Em cada granja, os dois grupos foram alojados em unidades separadas, sob condições idênticas e monitorizados até ao final da sua recria (35 dias de vida). Vários parâmetros de segurança e eficácia foram avaliados durante esse período.

Amostragem sanguínea e necrópsia de 15 pintos por grupo e granja foram realizados em diferentes momentos. Os títulos de anticorpos contra o vírus da IBD foram determinados usando CIVTEST® AVI IBD (HIPRA). Durante as necrópsias, foram avaliadas as lesões macroscópicas na bursa e foram recolhidas impressões da bursa em cartôes FTA para análise de PCR. Os dados das três granjas foram analisados na sua totalidade.


Resultados:
 

• SEGURANÇA: Não foram observadas reações adversas em nenhuma das vacinas. Taxas de eclosão e peso corporal semelhantes foram observados em ambos os grupos.

• EFFICACY: Não ocorreu nenhum surto clínico de IBD nas granjas, pelo que não era esperado um grande impacto nos parâmetros produtivos em relação à utilização das duas diferentes vacinas.(Tabela 1).

TABELA 1:  Resultados produtivos no final da recria (35 dias de vida). Diferenças estatisticamente significativas (p<0.05=). *EPEF: European Production Efficiency Factor.


Resultados do PCR das impressões da bursa (Figura 1) e ratio BB evidenciou a replicação do vírus da vacina a partir do dia 21 em ambos os grupos.
 

 

FIGURA 1:  Resultados do PCR das impressões da bursa. Diferenças estatisticamente significativas (p<0.05=).

 

A evolução dos títulos de anticorpos contra o vírus da IBD pós-vacinação seguiu um padrão similar em ambos os grupos, com uma descida progressiva dos anticorpos maternais entre os dias 0 e 21, seguido de um rápido aumento dos anticorpos induzidos pela vacina a partir do dia 28 e até ao final da recria.

Contudo, diferenças estatisticamente significativas (p<0.05) nos títulos dos anticorpos induzidos pela vacina foram detetadas nos dias 28 e 35 no grupo vacinado com GUMBOHATCH®, evidenciando uma proteção humoral mais rápida (Figura 2).

FIGURA 2:  Evolução dos títulos serológicos dos anticorpos contra o vírus da IBD; título ELISA (mean± SEM) (cut-off value =357)  * Diferenças estatisticamente significativas (p<0.05=).


Também foi observada uma diferença numérica na percentagem de positividade serológica entre grupos, com um maior número de animais positivos no caso da GUMBOHATCH® nos dias 28 e 35 (Figura 3).

FIGURA 3:  Positividade serologica (Evolução). * Diferenças estatisticamente significativas (p<0.05=).

 

Conclusões:

Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que a vacinação com GUMBOHATCH® é segura e confere uma proteção humoral mais rápida contra a IBD quando administrada por via subcutânea, sob condições de campo.

A resposta humoral  mais rápida observada com GUMBOHATCH®, quando comparada com uma vacina formulada de uma maneira padrão, corresponde à nova formulação e controlos efetuados que previnem a neutralização do vírus vacinal quando contacta com elevados títulos de anticorpos maternos

 

REFERÊNCIAS:

1Perozo et al. 2019. World Veterinarian Poultry Association Congress. 0262.60 (3), 603-612.

© Laboratorios Hipra, S.A. All Rights Reserved.
No part of these contents may be reproduced, copied, modified or adapted, without the prior written consent of HIPRA.

 

The contents of this page are country specific and aimed specifically at prescribing veterinarians.

This product is not available in {{ preferredCountry.title }}.

You will be redirected to our global site. Click on continue to visit our global site (available in English).

Confirm that you are a veterinary professional:

This product is not available in {{ countrySelect.title }}.

You will be redirected to our global site. Click on continue to visit our global site (available in English).

  • I am a veterinarian (otherwise please contact a veterinary professional)

Select your country:

Country {{countrySelect.title}}
  • Global (available in English)
  • {{country.title}}