start portlet menu bar

Visualizador de conteúdo da Web

Display portlet menu
end portlet menu bar

GUMBOHATCH® INSIGHTS #11

Página inicial Conhecimento GUMBOHATCH® INSIGHTS #11

Um ano no mercado, os pontos chave da GUMBOHATCH® para convencer


GUMBOHATCH® é uma nova vacina imuno-complexo contra doença infeciosa da bursa (IBD) desenvolvida pela HIPRA. Esta nova vacina imuno-complexo introduziu uma formulação diferente (IgY com origem em ovos) e parâmetros de controle (deteção da IgY livre e controle de neutralização) para garantir o revestimento completo do vírus da vacina IBDV no momento da inoculação.

Todas estas novas melhorias resultaram numa vacina imuno-complexo recém-formulada, que garantem a manutenção da potência máxima da vacina e resultados consistentes no campo, evitando o risco de imunossupressão.

GUMBOHATCH® foi lançada no final de 2019 na Europa, assim como em alguns outros países da Ásia e América. A situação não tem sido fácil, tendo em conta que o arranque da comercialização do produto ocorreu em simultâneo com a explosão da situação do COVID em todo o mundo.  

Não são tempos fáceis para ninguém! No entanto, hoje temos orgulho em dizer que a GUMBOHATCH® já está a convencer o mercado como a vacina imuno-complexo da próxima geração, contra a doença de Gumboro!

Quais foram os três pontos-chave da Gumbohatch para convencer o mercado?


1.  Início precoce de proteção


Um dos pontos estratégicos na luta contra a doença de Gumboro é garantir a completa proteção das aves durante o período suscetível, que normalmente ocorre entre a segunda e a sexta semana de idade.

Durante as primeiras 2-3 semanas de idade da ave, a proteção deve ser obtida através da imunidade passiva dada pelos MDAs, uma vez que nenhum programa de vacinação no pinto cobrirá com sucesso este período. A partir das 3 semanas de idade a proteção deve ser fornecida mediante vacinação direta do pinto (imunidade ativa). Este período entre a diminuição da imunidade passiva e o início da imunidade ativa deve ser o mais curto possível, a fim de evitar a temida lacuna de imunidade (immunity gap).

As vacinas imuno-complexo podem fornecer a chamada "vacinação inteligente contra o IBDV" adaptando o início da imunidade às necessidades protetoras de cada pinto, o que diminui a possibilidade da lacuna de imunidade que pode acontecer quando outros tipos de vacinas são usadas. Para alcançar esse efeito, será importante que o vírus da vacina chegue à bursa de Fabricius e comece a multiplicar se assim que os MDAs ficarem baixos.

A GUMBOHATCH®, com sua fórmula inovadora que garante a manutenção da potência máxima da vacina mesmo na presença de MDAs elevados, mostrou-se capaz de chegar à bursa mais cedo após a diminuição dos MDAs e levar a um início precoce de proteção em comparação com vacinas alternativas contra o IBDV (imuno-complexo, vetorizado, vivo atenuado).

Comparação com outras vacinas Imuno-complexo:

A GUMBOHATCH® mostrou uma replicação precoce da vacina e títulos ELISA mais elevados em todos os dias de testes.

 

Comparação com vacinas vetorizadas:

A GUMBOHATCH® mostrou melhor proteção e melhores parâmetros de produtividade quando os vírus variantes estavam em circulação.

 

Comparação com vacinas vivas atenuadas na água de bebida (intermedia plus)

GUMBOHATCH®  apresentou maiores títulos ELISA  em  todos os  dias de testes  (mesmo com MDAs iniciais mais elevados)  sem a  necessidade de calcular o melhor dia para a  vacinação.

 

2. Melhor impacto económico


As vacinas podem reduzir a perda de produtividade devido a doenças e mortalidade, poupando dinheiro em potenciais tratamentos e contribuindo para o crescimento económico. Portanto, as vacinas devem ser consideradas um investimento económico, uma vez que proporcionam um impacto económico maior do que muitas outras intervenções.

GUMBOHATCH® tem mostrado um melhor impacto económico (graças a uma menor mortalidade e FCR) em comparação com outras vacinas quando a circulação do IBDV foi comprovada.

 

3. Hipraject®, um dispositivo subcutâneo muito inovador

Foi demonstrado que a prevenção da IBD a nível dos centros de incubação pode levar a uma melhor cobertura vacinal e a um aumento da eficiência vacinal. No entanto, há uma questão particular que deve ser levada em conta nesta prática: como garantir que os pintos foram vacinados corretamente? 

Com esse foco como objetivo principal, a HIPRA desenvolveu o Hipraject®, um dispositivo inteligente para administração subcutânea que significa um VERDADEIRO AVANÇO na aplicação de vacinas através desta via de administração.

 


Principais características Hipraject®:


Ativadores elétricos e detecção automática de erros, a chave para a precisão da dose  

· Uma dose precisa durante todo o processo de vacinação.
· Garantia da dose correta em velocidade máxima, que é em torno de 3.500 pintos/hora.
· Posição anti-erro do bisel da agulha com base no conceito poka-yoke, que posiciona a agulha de forma ideal para evitar a perda da vacina durante a inoculação.
· Detecção automática da presença de ar no circuito e do fluxo de vacinas nos conectores da vacina.


Software exclusivo que automatiza os principais processos:

· Profundidade de penetração automática da agulha de configuração: O software de® hipraject permite que a profundidade de penetração da agulha seja regulada: (P1: Para pintos de lotes de reprodutoras jovens. P2: Para pintos de lotes de reprodutoras mais velhas.)
· Facilidade de operação e manutenção: O Hipraject® é um dispositivo inteligente que oferece baixa manutenção e é fácil de operar. Graças a um menu multi-opções que pode ser usado através de seu display eletrônico, você será capaz de gerenciar os processos automáticos de preparação e limpeza, por exemplo.

 

Controlo em tempo real do processo de vacinação, o conceito SMART VACCINATION
 

Hipraject® é um dispositivo da internet of things (IoT) que oferece rastreabilidade do processo de vacinação. Possui uma porta Ethernet  e conectividade 3G para compartilhar todos os dados de vacinação com a nuvem, Bluetooth® conectividade para compartilhar os dados da vacina entre diferentes dispositivos Hipraject® e uma antena RFID para ler a etiqueta RFID dos frascos de vacina inteligente HIPRA.

Todos os dados registrados e gerados pelo Hipraject® podem então ser enviados automaticamente ao software HIPRAlink® Vacinação, o terceiro elemento do conceito DE VACINAÇÃO INTELIGENTE, para ajudar veterinários e gestores de centros de incubação a gerenciar, analisar e certificar a sua própria atividade vacinal. Além disso, a conectividade ® Hipraject permite que ambas as atualizações remotas do Firmware ou algumas configurações sejam personalizadas remotamente.


 

Graças a todas estas características e muito mais, a GUMBOHATCH® começa a estar cada vez mais presente no mercado da avicultura.

Entre em contato com seu representante local da HIPRA para descobrir o que está por trás desta nova geração de vacina imuno-complexo contra o IBD!

 


© Laboratorios Hipra, S.A. All Rights Reserved.
No part of these contents may be reproduced, copied, modified or adapted, without the prior written consent of HIPRA.

 

The contents of this page are country specific and aimed specifically at prescribing veterinarians.

This product is not available in {{ preferredCountry.title }}.

You will be redirected to our global site. Click on continue to visit our global site (available in English).

Confirm that you are a veterinary professional:

This product is not available in {{ countrySelect.title }}.

You will be redirected to our global site. Click on continue to visit our global site (available in English).

  • I am a veterinarian (otherwise please contact a veterinary professional)

Select your country:

Country {{countrySelect.title}}
  • Global (available in English)
  • {{country.title}}